ARTE
O que seria da vida sem a arte? Desde criança arrisquei meus primeiros versos, os quais fui amadurecendo em qualidade e temática, para o âmbito do desenvolvimento humano:
POEMAS AUTORAIS DO AQUI-AGORA
INSPIRAÇÕES PARA MEDITAÇÃO:
http://cantododan.blogspot.com/search/label/Poesias%20do%20Aqui%20e%20Agora
Na adolescência iniciei meus primeiros acordes no violão e composições de músicas autorais. Quando adulto a música continuou sempre presente na minha vida, enquanto cursava Psicologia um dos meus trabalhos de mais destaque foi a Oficina de Música e Emoções. E seguindo este caminho após me formar em Psicologia, e Instrutor de Yoga, me pós graduei em Musicoterapia. Busquei integrar todos estes saberes em minha tese de conclusão de curso, através de um estudo teórico sobre:
CORRESPONDÊNCIAS ENTRE O MODO (MAIOR OU MENOR) E A RESPIRAÇÃO (LONGA OU CURTA): UM ESTUDO TEÓRICO
Resumo: Estudo teórico da relação entre modo musical e respiração, investigou a literatura disponível quanto a respiração, emoções e música. Apesar das divergências na literatura, entende-se que foram por diferenças metodológicas. Por outro lado, os estudos que investigaram o fenômeno da respiração em seu ciclo completo e compreenderam as emoções quanto a sua funcionalidade.
Confirmaram a hipótese do presente artigo, indicando a correlação entre modo maior, com uma respiração longa, associada a emoções de bem-estar. E o modo menor, com uma respiração curta, associada a emoções de emergência. A partir destas conclusões refletiu-se sobre a práxis do Musicoterapeuta nas Intervenções Musicais, Intervenções no Ritmo Respiratório e Observação dos Ritmos Internos (Meditação).
Acesse o artigo completo:
https://drive.google.com/file/d/1S5e2xiqUKUFMUk7o2ra6uNN1Aw5g0FEv/view?usp=share_link